Sobre o Ensaio Newborn

1 – O que é?

Newborn significa recém-nascido em inglês, e esse é um tipo de fotografia muito comum nos Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e Austrália. Esse estilo de ensaio chegou ao Brasil nos últimos anos e vem se popularizando bastante. O bebê é fotografado nos primeiros dias de vida de forma orgânica, em poses especiais, em uma combinação perfeita de luz, temperatura, fundos e acessórios.

2 – Com quem fazer?

Esse é um estilo de fotografia muito específico e requer profissionais treinados para lidar com os bebês. Não basta simplesmente saber fotografar, é preciso muita técnica, cuidado, paciência e carinho para poder colocar os bebezinhos nas poses corretas, garantindo que eles estarão seguros e confortáveis durante todo o tempo.

Algumas poses que nós vemos na internet são montagens feitas no Photoshop. Os recém-nascidos não se sustentam apoiados sozinhos com as mãos no queixo, por exemplo. E, sempre que o bebê estiver em um balde, pode ter certeza que existe uma pessoa próxima garantindo que ele estará seguro e com assistência.

3 – Onde encontrar um profissional especializado?

Esse é um estilo de fotografia relativamente novo aqui no Brasil, mas já existem alguns bons profissionais com especialização para realiza-lo. A melhor maneira de encontrar fotógrafos de newborn é através da ABFRN, a Associação Brasileira de fotógrafos de Recém-nascidos.

Apesar do custo da sessão ser um fator decisivo, procure não se influenciar muito por ele. O custo do ensaio varia de acordo com a  região e o fotógrafo. Procure um prestador de serviços qualificado, que faça você se apaixonar por suas fotos e que ofereça um valor de acordo com seu bolso.

4 – Quando agendar?

Depois de encontrar o fotógrafo certo, o próximo passo é entrar em contato e pré agendar a sessão. Os ensaios devem ser contratados com antecedência, antes mesmo dos bebês nascerem. Isso vai garantir que o fotógrafo esteja disponível e tenha flexibilidade na agenda para realizar as fotos quando seu filho nascer. Assim que o bebê nascer a data certa será definida.

5 – Quando fazer o ensaio?

Os Recém-nascidos dormem profundamente, ainda tem poucas, ou nenhuma cólica e são muito flexíveis, por isso, o ideal é fazer as fotos durante o primeiro mês. Preferencialmente entre 5 a 14 dias de vida. Este é o período ideal para conseguir aqueles clicks incríveis que transmitem a paz dos primeiros dias do seu filho no mundo.

6 – Quanto tempo leva?

Cada sessão leva em torno de 3 a 4 horas, sempre respeitando o tempo do bebê e as paradas normais para mamadas, troca de roupas, fraldas, mudança de cenário e etc. A duração do ensaio vai depender do ritmo do bebê. Este é um tipo de fotografia onde a paciência é fundamental e a prioridade é sempre o conforto e a segurança do bebê.

7 – Onde é realizado?

Os ensaios são realizados no meu home estúdio, localizado na Barra da Tijuca. É um ambiente totalmente preparado para realizar exclusivamente fotos de bebês e crianças. Conta com toda a infra estrutura além de grande variedade de acessórios. Ou podem ser realizados na casa do cliente com um valor adicional de deslocamento. Neste caso será necessário um cômodo com espaço livre para a colocação do puff e arrumação dos cenários, uma boa iluminação natural e ainda estacionamento no local.

8 – Preciso levar algo?

Serão fornecidos todos os acessórios, como cestas, mantas, gorrinhos, chapéus e laços, tudo limpo e higienizado a cada sessão. Você também pode trazer algum objeto de valor afetivo para incorporar nas fotos, como uma manta feita pela avó ou um bichinho especial.

9 – Quem levar?

No dia das fotos o foco total é o bebê. É importante haver muita paz e tranquilidade no ambiente: os recém-nascidos são extremamente sensíveis e captam qualquer sintoma de nervosismo, o que pode torná-los estressados e agitados. Por isso, a recomendação é que nesse dia somente a mãe ou os pais estejam presentes no ambiente e se necessário, haja no máximo uma pessoa a mais. Deixe para depois a surpresa das fotos para o resto da família!

Os irmãozinhos também são bem vindos neste dia especial, mas o ideal é que as fotos sejam feitas no início ou no final da sessão, para dar tranquilidade ao bebê durante o restante do ensaio.

10 – O que esperar?

É importante ter em mente que cada bebê é único e desde os primeiros minutos de vida já tem personalidade própria. Por isso, cada bebê se comporta de um jeito durante o ensaio. Alguns dormem mais profundo, outros são mais sensíveis, uns fazem todas as poses com facilidade, outros não fazem…

As sessões são sempre imprevisíveis, mas um fotógrafo especializado vai saber lidar com cada tipo de bebê garantindo o melhor resultado final.